Um tanto, um pouco... Um tanto de mundo, um pouco de mim... Um tanto de mim, um pouco de tudo!

22 de mai. de 2013

Voilette x Casquete

A maioria das noivas sonha em casar "de véu e grinalda", mas as nuances sobre essa decisão são muitas... Então, vou falar um pouco sobre duas vertentes mais incomuns e que geram muitas dúvidas entre as noivas...

Voilette é a palavra francesa que se refere ao véu que cobre o rosto (todo ou em parte). Derivado do véu, serve para velar o rosto ou apenas o olhar da mulher. Em inglês é birdcage veil. Pode ser preso em um chapéu, em um pente de fixar ou em uma flor de tecido.

O Voillete costuma ser feito em renda ou tule e por vezes é enriquecido com delicados rendados ou bordados. Ele geralmente, é usado em cerimônias pela manhã ou tarde, ou ainda, realizadas em jardins e chácaras.

A peça era muito usada entre as década de 1910 e 40, onde as mulheres o usavam para protegerem-se da poeira e do sol. O uso era restrito ao dia, tão diferente de hoje, que é visto com mais facilidade em festas a noite ou em noivas que levantam o véu só após o beijo. Mas a origem é ainda mais antiga: há registros do uso de voilette no século XVII.

E o Casquete? É um pequeno chapéu que pode ser usado de ladinho e preso por grampos ou em novas versões, fixo sobre um arco bem fininho. É uma das peças mais emblemáticas dos anos 40.

É preciso estilo e atitude para optar por um deles ao se casar. Apesar de vintage, é a escolha de noivas mais modernas e fashionistas.

Beijos doces,

Michele Azevedo





2 comentários:

D. disse...

Eu casei de Voilette e amei. Umas das decisões que mais amei no meu casamento, mesmo o arranjo não tendo sido exatamente como escolhi!!!!

Mônica Venâncio disse...

Casei sem nada, por achar que era o melhor para o meu tipo de casamento que foi em casa. Optei em invetir e um penteado legal e só.