Um tanto, um pouco... Um tanto de mundo, um pouco de mim... Um tanto de mim, um pouco de tudo!

15 de mar. de 2013

Fogos Indoor em Casamentos: Emoção calculada?

Pensem numa pessoa que tem medo de fogos de artifício? Prazer, Michele. Quando criança nunca fui das mais animadas em soltar fogos, especialmente porque certa vez, uma das minhas "cobrinhas" caiu dentro da bota '7 léguas' de um de meus primos, causando uma queimadura que deixou uma cicatriz em seu pé até hoje!

Aí vieram os casamentos ao ar livre e as noivas sonhando com fogos na hora do beijo, ou na abertura da boate, na dança dos noivos... Fizemos algumas vezes. Sempre em lugares abertos e perto da natureza (à beira da praia e em lugares com muito verde e mais afastados do centro da cidade...). Eu sempre com medo, pois a responsabilidade estava sempre com a gente... Eu sempre fico naquela angústia de os fogos virarem e queimarem tudo e todos! Afff! (Pense em pesadelos de noivas perto do casamento? Pois esses são os pesadelos de uma assessora! Juro que já sonhei com esse tipo de coisa!).

Bom, o que acontece, é que surgiram os tais "Fogos Indoor" e o "sonho" dos fogos ficou acessível a todas as noivas... Mesmo as que casam em espaços fechados. Mas o que são fogos Indoor?

Eles são conhecidos como "Fogos Frios", na fabricação desses, não se utiliza a pólvora. Eles foram feitos para dar a beleza, sem que o acesso seja restrito, podendo ser usado em ambientes fechados. A tecnologia dos indoors não produz fumaça e tampouco cheiro. Porém, não se deve confiar muito por causa do nome 'fogos frios': uma vez que são fogos, portanto, são quentes.

Os fogos frios possuem uma tecnologia interessante. Quando entram em combustão e em contato com o oxigênio, ocorre uma rápida perda de calorias. Eles são muito usados para shows, inaugurações, peças de teatro e diversos shows pirotécnicos.

Os fogos indoors, assim como os demais explosivos de artifício, possuem vários efeitos. O efeito cascata dura entre 10 e 30 segundos, superando a altura dos quatro metros. Outro desenho fornecido por esse tipo de fogo de artifício são os chamados Gerbs. Eles têm o efeito parecido com de algumas velas de aniversário, que duram aproximadamente de 0,5 a 30 segundos.

O Silver Jet é outro modelo dos fogos indoors. Eles consistem num desenho semelhante ao de um vulcão em erupção com um forte jato. Muito comum em shows, os Silver Jet passam dos quatro metros de altura. Em forma de cogumelo de fumaça branca e também superando os 4 metros, os Smoke Puf têm efeito instantâneo.

Um outro exemplo de fogos frios é o Airburst. O indoor, Airburst, é caracterizado por um um círculo, em que divergem estrelas coloridas ou prateadas. Seu efeito é parecido com um curto-circuito. Com uma luminescência prateada, os Rockets servem para acionar outros tipos de efeitos, além de percorrer distâncias em altas velocidades.

O Flame se caracteriza por um efeito semelhante a de uma chama de vela. Chega a cerca de seis metros de altura e é também bastante usado em shows. O Saxon apresenta um efeito circular, dividido em duas etapas, que duram 30 segundos. Em 15 segundos, gira num sentido; nos outros 15, gira no oposto.

Uma de nossas noivas utilizou os fogos durante a dança dos noivos e ficou lindo! (Vou ver com ela se consigo foto!).

Acontece, que tem uma coisa que eu tenho pensado muito, desde que essa novidade tem virado sonho de noiva... Depois da tragédia em Santa Maria, será que os convidados vão reagir bem a esse tipo de artifício de entretenimento e se sentirem seguros?

Percebam que esse é um medo de uma pessoa que já tem um histórico de medo de fogos de artifício, mas, sei que é comum esse tipo de medo... Será que usar fogos assim não seria gerar uma debandada desenfreada da festa com correria e medo? E ao mesmo tempo, avisar no sistema de som que são fogos "seguros" seria estragar a surpresa, né?

E aí? O que você faria?


Beijos doces e um super fim de semana a todos! O nosso vai ser muito especial! Um casal querido se casando na linda Igreja Gótica das Dorotéias hoje e outro super querido também casando-se na tradicional Igreja de Santa Clara do Desterro!


Michele Azevedo

2 comentários:

Adriana Barretto Bomfim disse...

eu teria medo depois da boate em sta maria...

Mônica Venâncio disse...

Eu como conviddada de um casamento tendo fogos ficaria logo ligada onde era a saída e ficaria por perto, kkkkk.